2024-02-25FEV-MSG MEDIANOS

Caríssimos Medianos,

Desejo a todos uma semana plena de bênçãos, extensivas aos seus entes queridos.

Com esta mensagem envio-lhes alguns fragmentos de Boletins da década de 60 do século passado na nossa saudosa 2ª Cia Me Mnt. Referem-se a fatos que os incorporados na década mencionada guardam conhecimento, ou por serem deles contemporâneos ou por ouvirem deles dizer. Passadas mais de seis décadas, os Boletins dos anos 60 perderam muito de sua nitidez. Em consequência, algum esforço far-se-á necessário para ler as postagens. Peço-lhes compreensão.

O primeiro fragmento reporta-se a acidente automobilístico ocorrido com viatura da

O segundo a um acidente em prática esportiva da Unidade.

Os três seguintesreferem-se à substituição de Comando da Unidade em 1962. Quanto às passagens de Comando, vale salientar, que não obedeciam aos rituais hoje consagrados. Até meados da década em pauta, o cargo de Comandante era privativo de Capitão. Se o Capitão Comandante fosse promovido ou movimentado, imediatamente passava o cargo ao mais antigo da Unidade, que assumia interinamente até a chegada de um novo Capitão. Essa situação mudou posteriormente, quando o cargo passou a ser privativo de Major ou Capitão com curso da EsAO.

Postei ainda alguns fragmentos de interesse versando sobre promoções e sobre transferências para a Unidade.

Quanto às incorporações de Convocados, apresento-lhes um exemplo de como eram registrados os recrutas incorporados. São mais de cem nomes a cada incorporação. Nem todos os nomes me são conhecidos. Pretendo organizar listas para que vocês me indiquem quais aqueles que duraram mais tempo na Unidade.

Espero que desfrutem e comentem as postagens enviadas acrescentando-lhes detalhes que as enriqueçam.

Minha admiração. Minha estima.

Gen Brochado



Caríssimos Medianos,

Que esta lhes seja semana plena de graças.

Como já lhes cientifiquei, nas brechas de tempo aqui em São José dos Campos, tenho mergulhado no cotidiano passado da nossa saudosa Companhia, mediante pesquisa dos seus Boletins (ditos, inicialmente, “Diários” e, posteriormente, em meados da década de 60, “Internos”).

Desse contexto de pesquisa, selecionei mais alguns fragmentos de Boletins que, tenho certeza, vão estimular-lhes recordações. Referem-se ao 2º Semestre de 1965 e ao 1º Semestre de 1966, todos relativos a Pessoal, alguns de saudosa memória.

Na sequência, em outra mensagem, comentarei curiosidades das Passagens de Comando ocorridas em 1965.

Minha estima. Minha inabalável admiração.

Pelo Brasil, com Deus,

Gen Brochado

AVANCAR